quarta-feira, 1 de junho de 2011

FICHAMENTO 10

TITULO: RNA interferente


Dois tipos de pequenas moléculas de RNA podem estar envolvidas em mecanismos de RNA interferente, são elas: miRNA (microRNA) e siRNA (do inglês, small interfering RNA).[3] Os miRNA são produtos da transcrição de genes presentes em muitos eucariotos. Eles se originam de RNAs precursores, com cerca de 70 nucleotídeos de comprimento, que possuem regiões internas autocomplementares, capazes de se parear e formas estruturas do tipo hairpin ("grampo de cabelo").[4] Os siRNA são derivados de longas moléculas de RNA dupla fita de origem exógena (como aquelas provenientes de vírus de RNA).[3]
[editar] Mecanismo molecular de ação
Mecanismo de RNA mediado por RNA.


BIBLIOGRAFIA:
Hammond S, Bernstein E, Beach D, Hannon G (2000). "An RNA-directed nuclease mediates post-transcriptional gene silencing in Drosophila cells". Nature 404 (6775): 293–6. DOI: 10.1038/35005107. PMID 10749213.
a b c ALBERTS, B.; JOHNSON, A.; LEWIS, J.; RAFF, M.; ROBERTS, K.; WALTER, P.. Molecular Biology of the Cell. 5 ed. New York: Garland science, Taylor & Francis Group, 2008. 1268 p. ISBN 9780815341062
a b BECKAGE, N. E.. Insect Immunology. San Diego: Elsevier, 2008. 360 p. ISBN 9780123739766
NELSON, D. L.; COX, M. M.. Le

FICHAMENTO 9

TITULO: Próteses Dentárias
Data de publicação: 23.04.2001


A boca é a cavidade orgânica mais sujeita a traumatismos e infecções, além de, com relativa frequência, manifestar doenças gerais sistêmicas.
A odontologia é a parte da medicina que, com a finalidade de conhecer, prevenir e curar tais patologias estuda os dentes e suas relações com as mucosas da cavidade bucal, os lábios e as bochechas, a língua e o assoalho da boca, o palato duro e o palato mole, os maxilares e a mandíbula, os músculos da mastigação e articulação têmporo-mandibular, as glândulas salivares, a irrigação sanguínea e a drenagem linfática dessas regiões. Assim, o odontólogo é o profissional preparado para identificar disfunções no organismo como um todo, o que lhe permite colaborar com outros profissionais da área da saúde.

FICHAMENTO 8

TITULO: TUBERCULO DE CARABELLI
Data: 23.09.2005




Consiste numa alteração morfológica normalmente localizada na superfície palatal da cúspide mesio-lingual dos molares maxilares permanentes ou decíduos. A variação inclui desde uma pequena depressão, apenas, até a presença de um tubérculo grande (Fig.9). O dente mais comumente afetado é o primeiro molar. O tipo de herança desta característica também não está bem definido; provavelmente mais que um par de genes influi na sua manifestação, assim como fatores ambientais. Grupos asiáticos apresentam baixa frequência deste traço (25-60%), enquanto europeus e africanos mostram altas prevalências (70-90%).




BIBLIOGRAFIA
• A Genética e a Lei – Aplicações à Medicina Legal e à Biologia Social
Francisco M. Salzano. Editora EDUSP
• Thompson & Thompson – Genética Médica 5 ª Edição

FICHAMENTO 7

TITULO: Agenesia Dentária
Data: 16 de Abril de 2008



AGENESIA DENTÁRIA pode expressar-se desde a Anodontia (ausência total de dentes) até a Hipodontia (ausência de um ou poucos dentes). unidade da herança biológica é constituída por um segmento de uma substância denominada ácido desoxiribonucleico (DNA). Onde se encontra esta última? Nos cromossomos, elementos diferenciados que ocorrem nos núcleos de todas as células. Análises de cromossomos isolados revelam dois componentes principais: DNA e histona (uma proteína básica). Estas duas substâncias, em quantidades aproximadamente iguais, constituem cerca de 90% da massa da maioria dos cromossomos. Os restantes 10% são formados por proteína não-histônica, com uma pequena porção de ácido ribonucleico (RNA).
Em termos muito simplificados, a síntese proteica ocorre da seguinte maneira: o DNA, através do processo de transcrição, fornece um molde para o RNA; e este, por sua vez, traduz esta informação para formar as proteínas. A duplicação do DNA ocorre através de sua replicação.

FICHAMENTO 6

Título: Clareamento dentário
Data de publicação: 02.03.2009



Atualmente, o clareamento de consultório, que é realizado pelo dentista, é uma alternativa para quem não quer se sujeitar ao uso das moldeiras e quer atingir resultados mais rapidamente, pois as concentrações de peróxido de hidrogênios são mais elevadas, 35% na maioria dos casos. O clareamento funciona com uma reação de oxidação dos pigmentos dos dentes, ou seja, os peróxidos do gel clareador que têm sua composição H2O2 são instáveis e liberam oxigênio na estrutura dental, então esse oxigênio vai oxidando os pigmentos amarelados.

FICHAMENTO 5

TÍTULO: A criança e os dentes
Data de publicação:01.11.2001


É sumamente importante que se reconheça o valor e a importância dos dentes chamados de decíduos, dentes de leite ou dentes temporários. Eles realmente são temporários,porém nem por isto devem serem descuidados. Quanto a substituição dos dentes temporários pelos permanentes, e que vão se formando por baixo dos temporários, e conforme envolvem em sua formação, reabsorvem concomitantemente as raízes dos antecessores, até que estes caem e os permanentes aflorem. Eis a razão porque os dentes temporários, quando caem não têm raiz.

FICHAMENTO 4

TÍTULO: Ausência de um dente
Data de publicação:05.01.2010



O ideal é que o bebê seja amamentado, exclusivamente, no peito por pelo menos seis meses, pois desta forma haverá: trabalho dos músculos dos lábios, língua e face, facilitando a elevação da língua e o vedamento dos lábios; reforço da respiração nasal; preparação dos músculos para boa mobilidade na produção do som na fala. Uma das principais diferenças entre a mamadeira e o peito é a protestabilidade, de um e outro. Os bicos de borracha são menos elásticos que o bico natural, portanto não se amoldam à boca da criança, impedindo o bom posicionamento e trabalho da língua

FICHAMENTO 3

TÍTULO: Dentes do SISO
Data de publicação: 07.05.2009



"Orgão dentário que, mesmo completamente desenvolvido, não fez sua erupção na época normal, encontrando-se totalmente rodeado por tecido ósseo e mucosa". Os problemas que eles podem trazer são: a falta de espaço na arcada dentária; dentes muito volumosos ; resistência do tecido ósseo. Sua exclusão deve ocorrer por conta da prevenção da doença periodontal, da cárie dental, da pericoronarite, de cistos e tumores odontogênicos, e prevenção de dor de origem desconhecida. A sua extração ocorre no consultório odontológico com anestesia local e sedativo via oral.

FICHAMENTO 2

TÍTULO: Ortodontia Genética
Data de publicação:01.11.2001



Basicamente há dois motivos para realizar um tratamento ortodôntico: fisiológico e estético. Alguns procuram porque têm problemas de dor e um mau funcionamento da articulação-têmporo-mandibular (ATM), outros são assintomáticos e procuram melhorar ne estética, da face ou dos dentes. Um bom resultado estético está dependente também da harmonia entre as arcadas dentárias (oclusão) a articulação da mandíbula com o crânio e posição dos lábios. É esta harmonia que proporciona maior estabilidade da estética e do bem estar do paciente.

FICHAMENTO 1

TÍTULO: Higiene Oral e Doença Periodontal
Data de publicação:01.11.2001



As doenças periodontais, cujo fatoe etiológico primário é o biofilme dental ( comunidades de bactérias presentes na cavidade bucal), é umas da grandes responsáveis pela perda de dentes em adultos e pode também provocar alterações gengivais com a gengivite em praticamente toda a população onde a higiene oral não está adequada. Essa gengivite é a inflamação da gengiva que contorna os dentes. Suas principais características são o sangramento da margem gengival ao escovar os dentes ou espontaneamente. Ela causa desconforto, sangramento ou mau-hálito. Portanto o diagnóstico precoce e higiene oral aprimoradas são as principais armas que temos para evitar a inflamação e progressão da periodontite.

visita APAE


                                                                     APAE
           No dia 18 de Maio de 2011, numa quarta-feira à tarde, a Turma de Odontologia teve a oportunidade de conhecer um dos campos da APAE ( Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais ), esse localizado em Juazeiro do Norte, próximo ao campos de Saúde da Faculdade Leão Sampaio.
          Primeiro ficamos em uma sala, acompanhados do Professor de Odontologia Social e Preventiva, Francisco e de uma das coordenadoras desse belo projeto, onde os mesmos nos explicaram de forma breve e interessante como funciona essa Casa de Apoio. Depois fomos conhecendo cada compartimento e que função é exercida em cada sala.
          Os seus pacientes alvos são os que apresentam qualquer tipo de Síndrome, os quais precisam de um acompanhamento especial. Para se deslocarem de suas casas até a APAE, tem um ônibus que é fornecido para os transportarem. Eles ficam de 08:00h às 16:00h, recebem alimentação e uma boa higienização. Aprendem  a ter uma boa alimentação, uma boa educação, uma boa higienização, incluindo banho e escovação de dentes. Em seus momentos de lazer, eles praticam esportes, natação, pinturas e se divertem muito na Brinquedoteca.
         Vários profissionais de Saúde fazem o acompanhamento dessas pessoas que requerem uma atenção especial principalmente nessa área. Tivemos acesso as salas de Fisioterapia e de Enfermagem onde profissionais e acadêmicas dão todo o apoio necessário.
         Fomos muito bem recepcionados e acompanhados, tanto pelos profissionais quanto pelas pessoas especiais de que ali fazem parte abrilhantando ainda mais aquele lugar, que para permanecer assim tão belo necessita de recursos financeiros vindos do Município, do Estado e de voluntários que se sensibilizam com a situação e da forma que podem, ajudam a esses seres excepcionais.